Declaração Privacidade

O nome, endereço de correio eletrónico ou qualquer outra informação pessoal introduzida nesta plataforma só será utilizada, exclusivamente, para os fins declarados da Revista Música, Psicologia e Educação e não será disponibilizada ou utilizada para qualquer outro fim.

A Revista Música, Psicologia e Educação segue as recomendações do Comité sobre Ética nas Publicações - Committee on Publication Ethics (COPE).

A direção da revista compromete-se:

  • em manter a confidencialidade sobre o processo de revisão por pares. O objetivo é preservar a identidade das pessoas envolvidas e dos seus manuscritos, garantindo que sejam tratadas de maneira justa, com sensibilidade e reconhecimento incondicional das diferenças;
  • a acompanhar os autores e revisores ao longo do processo de revisão por pares, recordando-lhes, sempre que necessário, as regras éticas aplicáveis aos grupos envolvidos;
  • a decidir sobre a publicação dos manuscritos de acordo com a política expressa nesta plataforma, tendo em consideração a legislação em vigor;
  • em garantir que novos membros da comissão científica sejam informados destes aspetos éticos, sempre que o comité seja renovado;
  • a decidir, em conformidade com as normas académicas em vigor, quando um conflito de interesses é detetado durante o processo de avaliação.

Os autores que pretendem publicar na Revista Música, Psicologia e Educação devem comprometer-se com:

  • os conteúdos dos seus textos, respeitando os direitos de autor de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares;
  • a apresentar trabalhos de investigação originais. Deverão ter em consideração que a utilização de informações deliberadamente ambíguas (fraudulentas) constitui uma má prática académica, assim como a ocultação de informações provenientes de fontes não credenciadas ou o plágio direto;
  • prestar os esclarecimentos necessários sobre possíveis erros detetados no manuscrito submetido;
  • reconhecer a autoria das pessoas envolvidas cuja ação tenha sido determinante na investigação e na redação do artigo;
  • no caso de co-autoria, submeter qualquer decisão ao consenso do grupo de autores antes de enviar o manuscrito. Em caso de conflito de interesses decorrente da publicação, este deverá ser declarado à direção da Revista Música, Psicologia e Educação com a maior brevidade possível, para que esta possa agir em conformidade.