Motivação para o Estudo de Música: factores de persistência

Autores

  • Alexandrina Pinto Escola E.B. 2/3 de Lavra

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2429

Resumo

Um grande número de alunos inicia todos os anos o estudo de música nos conservatórios e escolas de música, no entanto apenas uma pequena parte termina o ‘curso complementar’. Neste contexto a questão sobre que factores levam os alunos a persistir ou desistir assume pertinência.
A presente comunicação analisa a motivação, baseando-se numa investigação das razões de sucesso, a partir da observação do perfil motivacional dos alunos que completam com sucesso os seus estudos musicais. Os factores de persistência do aluno no estudo da música serão abordados em duas vertentes: por um lado, a partir do apoio que recebem ou não dos possíveis agentes de motivação: família, escola de ensino genérico, escola de música, professores e amigos; por outro lado, a partir do próprio aluno - o que é que o leva a ultrapassar as vicissitudes inerentes ao estudo de música, sobretudo porque decorre, a maioria das vezes, em simultâneo com os estudos do ensino secundário ou superior, em competição directa com inúmeras solicitações proporcionadas pelo mundo tecnológico, pelo sistema de relações da sociedade actual e sem certezas quanto ao futuro profissional.

Downloads

Publicado

2004-01-12

Como Citar

Pinto, A. (2004). Motivação para o Estudo de Música: factores de persistência. Revista Música, Psicologia E Educação, (6), 33–44. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2429