Princípios e implicações da gestão curricular local

Autores

  • Carlinda Leite Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação | Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2413

Resumo

A reorganização curricular do ensino básico, pretendendo constituir uma resposta às críticas que ao longo dos tempos têm sido feitas aos modos de conceber e desenvolver o currículo escolar, apoia-se em princípios que fazem das escolas e dos professores decisores desse currículo, decisões essas tomadas em função das características locais e das populações escolares.
No quadro desta ideia, as escolas e os professores são desafiados a organizarem-se em torno de projectos curriculares. São as possibilidades que oferecem estes projectos, bem como o que eles implicam em termos de procedimentos educativos, que estão focados neste texto. Argumenta-se que estes processos de gestão curricular local se justificam como meios de viabilizar um currículo mais rigoroso, mais rico, mais reflexivo e mais relacional e onde as situações educacionais são partilhadas por todos os alunos e não apenas por uma elite intelectual.

Downloads

Publicado

2002-01-10

Como Citar

Leite, C. (2002). Princípios e implicações da gestão curricular local. Revista Música, Psicologia E Educação, (4), 5–11. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2413