Investigar o desenvolvimento musical da criança nos primeiros anos de escolaridade

Autores

  • Graça Mota Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2393

Resumo

Este artigo discute, em geral, os problemas que se colocam na investigação em contexto de sala de aula e, em particular, na investigação sobre o desenvolvimento musical. Na primeira parte apresentam-se algumas perspectivas teóricas acerca da avaliação das capacidades musicais de crianças nos primeiros anos de escolaridade, bem como investigação nesta área do conhecimento. Na segunda parte discutem-se alguns exemplos práticos extraídos de um estudo levado a cabo pela autora, tendo em conta, por um lado, a possibilidade da sua aplicação futura e, por outro, os resultados obtidos. 

Biografia Autor

Graça Mota, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

(pianista, doutorada em Psicologia da Música pela Universidade de Keele, Reino Unido) foi professora coordenadora do Departamento de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto onde esteve envolvida na formação de professores de Educação Musical durante mais de 25 anos. Mantém uma atividade regular como pianista no duo de piano com Nelly Santos Leite. Atualmente é diretora do CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) o qual foi recentemente integrado no INET-MD como o polo do Instituto Politécnico do Porto. Pertence à direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação em ‘Educação e Música na Comunidade’. O seu trabalho de investigação centra-se na inovação em educação musical, prática musical e inclusão social, música na comunidade e música em prisões femininas. As suas publicações mais recentes incluem: “Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students” in In M. S. Barrett (Ed.), Collaborative creative thought and practice in music, 221-238. Farnham, UK: Ashgate (2014); “Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: facing future challenges” (em co-autoria com Liliana Abreu), International Journal of Research in Music Education, Vol. 32(3), pp. 360-37 (2014); “Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership” (em co-autoria com Maria José Araújo), Music Education Research, Vol. 15, (3), pp. 275-289 (2013); “Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education” (em co-autoria com Sergio Figueiredo) in G. McPherson and G. Welch (eds.), The Oxford Handbook of Music Education. Oxford: OUP (2012); “Voices of two young women – Listening to a growing selfhood” in M. S. Barrett & S. Stauffer (Eds.), Narrative Soundings: An anthology of narrative inquiry in music education. Dordrecht, the Netherlands: Springer (2012); “Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture” in C. Benedict & P. Schmidt (eds.), NSSE Yearbook, 111(1), pp. 112–132 (2012). Foi presidente da comissão de investigação da International Society for Music Education (ISME) e foi recentemente eleita para a direção da ISME para o biénio 2014-2016.

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Publicado

2017-11-27

Como Citar

Mota, G. (2017). Investigar o desenvolvimento musical da criança nos primeiros anos de escolaridade. Revista Música, Psicologia E Educação, (1), 27–34. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2393