Turbinas eólicas. Manutenção

Authors

  • Roque Filipe Mesquita Brandão Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i8.362

Abstract

A monitorização do estado de um qualquer processo industrial é uma ferramenta indispensável. A possibilidade de se conhecer o estado em que uma determinada máquina está a operar, bem como poder aferir do seu estado de funcionamento e do seu estado de conservação, permite aos operadores e responsáveis pelo escalonamento da manutenção, ter informação mais fidedigna sobre o real estado da máquina/sistema em que está a operar, bem como uma estimativa da data da próxima operação de manutenção. Normalmente, qualquer sistema de monitorização de máquinas elétricas rotativas envolve a medição de vibrações, temperaturas e espetro das correntes. Estes sinais, depois de adquiridos, são trabalhados com o objetivo de se poderem antecipar futuras falhas, mecânicas ou elétricas e prever avarias mais graves que possam ocorrer em outros componentes e que possam levar a uma paragem prolongada da máquina ou até mesmo à sua destruição.

Author Biography

Roque Filipe Mesquita Brandão, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia do Porto, departamento de Engenharia Eletrotécnica. Consultor técnico de alguns organismos públicos na área da eletrotecnia.

Downloads

Published

2011-06:-09

How to Cite

Brandão, R. F. M. (2011). Turbinas eólicas. Manutenção. Neutro à Terra, (8). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i8.362