Instalações de Utilização de Energia Elétrica em Baixa Tensão Executadas ao Abrigo do Rsiuee e Rsicee

Medidas Complementares de Segurança

  • António Augusto Araújo Gomes Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Mário Pombeiro Instituto Electrotécnico Português

Abstract

A Segurança de pessoas, animais e bens e o respeito por direitos (individuais, de grupo) foram desde sempre os principais objetivos da regulamentação das instalações elétricas. Outros aspetos como a qualidade de serviço, a continuidade de serviço, a adequação às necessidades dos utilizadores, a eficiência energética, a utilização racional de energia e sustentabilidade e o conforto na utilização, são fatores que devem estar presentes , aquando da realização de um projeto, da execução e na exploração das instalações elétricas.

Author Biographies

António Augusto Araújo Gomes, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre (Pré‐Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Coordenador de Obras na CERBERUS ‐ Engenharia de Segurança, entre 1997 e 1999. Prestação, para diversas empresas, de serviços de projeto de instalações elétricas, telecomunicações e segurança, formação, assessoria e consultadoria técnica.

Mário Pombeiro, Instituto Electrotécnico Português

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica ‐ Sistemas Elétricos de Energia, Instituto Superior de Engenharia do Porto.
Pós‐Graduação em Qualidade pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto/Instituto eletrotécnico Português.
Inspetor na área das instalações elétricas para a Certiel.
Inspetor de ascensores, escadas e tapetes rolantes reconhecido pela D.G.E.G.. Analista de projetos
elétricos para a Certiel.
Formador dos Cursos: Eletricistas Principais centro de condução Porto – EDP Valor/IEP; Medidas Elétricas – EDP Valor/IEP; Tecnologia de Transformadores – EDP Valor/IEP; Prevenção de Riscos Elétricos – Efacec/IEP; Manobras em PT´s e PS´s com equipamentos isolados a SF6 – REPOWER/IEP. Executa vistorias técnicas à execução de chegadas e Ordens de Serviço (contadores) para a EDP. Técnico de Gás. Técnico de manuseamento e recuperação de SF6. Professor Assistente convidado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ano letivo 2009/2010).

Published
2013-06:-13