A Termografia como a Forma Mais Simples e Rápida na Resolução de Problemas Eléctricos!

  • José Caçote QEnergia, Sistemas para Qualidade e Gestão de Energia, Lda
  • Paulo Diniz Infocontrol – Eletrónica e Automatismo, Lda.

Abstract

As imagens térmicas são uma forma simples de identificar diferenças de temperatura em circuitos de sistemas trifásicos, comparando com a sua operação em condições normais. Inspecionando o gradiente térmico das três fases juntas, podemos rapidamente detetar anomalias, numa das fases, devido a desequilíbrios ou sobrecargas.

Author Biographies

José Caçote, QEnergia, Sistemas para Qualidade e Gestão de Energia, Lda

Licenciado em Engenharia Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Membro da Ordem dos Engenheiros. Colaborador da QEnergia desde a sua fundação (Outubro de 2001), especializando‐se na Medida Elétrica. Mestre na área da Segurança. Especialista Certificado em Termografia pelo SGS. Desempenha funções de coordenação na área das auditorias a instalações elétricas e na implementação de sistemas de gestão e qualidade da energia. Realizou vários seminários com a temática da qualidade da energia, termografia e segurança nas instalações elétricas. Atualmente é o Diretor‐Geral da QEnergia.

Paulo Diniz, Infocontrol – Eletrónica e Automatismo, Lda.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Especialista em Sistemas de Gestão Técnica Centralizada, Gestão de Energia e Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas.
Chefe de Vendas da Infocontrol – Delegação Norte.

Published
2013-06:-13