Impacto da Introdução de Baterias de Armazenamento de Energia em Smart Grids

  • Diogo Soares Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Judite Ferreira Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • José Puga Instituto Superior de Engenharia do Porto

Abstract

De forma a não comprometer o conforto ou a qualidade de vida, nos dias de hoje, é obrigatório que a energia elétrica esteja presente. Sendo indispensável, torna-se necessário assegurar que a sua distribuição seja feita da forma mais eficiente possível.
Uma resposta rápida e eficaz a possíveis falhas que ocorram na rede, irá garantir a tal qualidade de serviço desejada. Para isso, a automatização dos processos é uma grande evolução e objetivo de concretização do setor elétrico.
Neste contexto surge o conceito de Smart Grid, que tem como principal objetivo a combinação entre o setor elétrico e a evolução da tecnologia. A par desta característica, estes tipos de redes vêm também trazer evoluções no âmbito ambiental, pois a produção de energia elétrica é feita, maioritariamente, por fontes de energia renovável.
Este projeto incide na análise das vantagens técnicas e económicas da inclusão de equipamentos que detêm capacidades de armazenamento de energia, as Baterias de Armazenamento de Energia (BAE), neste tipo de redes.
Neste estudo foi usado o método do Despacho Económico, que tem como principal objetivo a determinação dos níveis de produção de todas as unidades geradoras do sistema ao mais baixo custo de produção, satisfazendo a carga. Com recurso a este método, foram criados vários cenários de estudo com vista a validar o estudo apresentado neste artigo. Neste artigo é também realizado um estudo de viabilidade económica destes equipamentos de armazenamento de energia.

Author Biographies

Judite Ferreira, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Diretora e docente na licenciatura de Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia (LEE‐SEE) no Instituto Superior de Engenharia do Porto – Instituto Politécnico do Porto (ISEP/IPP). As suas áreas de investigação são relacionadascom Redes Elétricas.

José Puga, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Professor da unidade curricular de Eletromagnetismo, no Instituto Superior de Engenharia do Porto. Detém ainda responsabilidades de vice‐diretor da Licenciatura de Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia e de Vice‐Diretor do Centro de Prestação de Serviços – TID.

Published
2015-06:-12