Redução de Consumos na Iluminação Pública

Authors

  • Pedro Caçote Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Roque Filipe Mesquita Brandão Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i16.446

Abstract

A iluminação pública (IP) é um serviço essencial para o bem-estar das populações. Quer seja em espaço urbano ou rural ela desempenha papéis fulcrais em áreas como a segurança rodoviária, a segurança pessoal dos cidadãos ou mesmo o embelezamento de espaços.
Em Portugal, a Iluminação Pública é responsável por 3% do consumo energético. A tendência desta parcela é para aumentar (cerca de 4 a 5% por ano), o que representa custos muito elevados para os Municípios [1]. Portanto, torna-se fundamental definir um conjunto de medidas direcionadas para o aumento da eficiência energética no parque de IP, sem que isso afete a qualidade de vida nos espaços públicos.
Esta iniciativa terá um dos seus pilares na aplicação de tecnologias mais eficientes em detrimento de tecnologia corrente, permitindo assim reduzir o consumo de energia elétrica, mantendo o mesmo nível de serviço.

Author Biographies

Pedro Caçote, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre em Engenharia Eletrotécnica ‐ Sistemas Elétricos de Energia pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Roque Filipe Mesquita Brandão, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia do Porto, departamento de Engenharia Eletrotécnica. Consultor técnico de alguns organismos públicos na área da eletrotécnia.

Downloads

Published

2015-06:-12

How to Cite

Caçote, P., & Brandão, R. F. M. (2015). Redução de Consumos na Iluminação Pública. Neutro à Terra, (16). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i16.446