Previsão do Diagrama de Carga de Subestações da REN Utilizando Redes Neuronais

Authors

  • Silvana Mafalda Rocha Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Maria Teresa Costa Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Manuel João Gonçalves Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i16.438

Abstract

A previsão de diagramas de carga é bastante utilizada por diversas empresas que lidam com o setor elétrico, o que torna este processo muito importante para a eficiência e qualidade. As Redes Neuronais Artificias (RNA) são uma técnica computacional com diversas áreas de aplicação, sendo uma delas a previsão de cargas.
Ao longo deste artigo está presente todo o processo realizado para alcançar as redes ideais de duas subestações da Rede Elétrica Nacional (REN), Prelada e Ermesinde, e posteriormente desenvolver um método de previsão eficaz para diagramas de carga e comprovar que a utilização de RNA são uma mais-valia no alcance de boas previsões.

Author Biographies

Silvana Mafalda Rocha, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia no Instituto Superior de Engenharia do Porto – Instituto Politécnico do Porto (ISEP/IPP). E licenciada em Ciências de Engenharia – Perfil de Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). As suas áreas de interesse estão vocacionadas para as energias renováveis e sistemas elétricos de energia.

Maria Teresa Costa, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, recebeu o grau de Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e o grau de Doutor em Ciências de Engenharia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Exerce funções docentes no Instituto Superior de Engenharia, na categoria de Professor Adjunto, no Departamento de Matemática. Ocupa o cargo de Diretor de Curso de Licenciatura em Engenharia de Sistemas.

Manuel João Gonçalves, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Exerce funções docentes no Instituto Superior de Engenharia, na categoria de Professor Adjunto, no Departamento de Engenharia Eletrotécnica.

Downloads

Published

2015-06:-12

How to Cite

Rocha, S. M., Costa, M. T., & Gonçalves, M. J. (2015). Previsão do Diagrama de Carga de Subestações da REN Utilizando Redes Neuronais. Neutro à Terra, (16). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i16.438