Requisitos do Projeto Elétrico de Motores de Indução para Acionamento por Variador de Velocidade

Authors

  • Henrique Gonçalves WEGeuro ‐ Indústria Eléctrica, S.A.

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i16.435

Abstract

O acionamento de motores elétricos de indução por inversores estáticos de frequência (comercialmente denominados variadores de velocidade) é uma solução já amplamente utilizada na indústria. Contudo sendo, há ainda muito para ser, feito, estudado e compreendido principalmente ao nível da interação entre o variador e o motor, para que tais aplicações sejam efetivamente vantajosas em termos de eficiência energética e atrativas em termos de custo. Neste artigo são expostos os principais desafios que são colocados aos fabricantes de motores e que resultam da alimentação dos mesmos por uma fonte de tensão PWM com elevadas frequências de comutação. São apresentadas algumas considerações normativas e apresentadas algumas soluções comummente utilizadas para mitigar os problemas sentidos.

Author Biography

Henrique Gonçalves, WEGeuro ‐ Indústria Eléctrica, S.A.

Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.
Desde 2015 até à data: Engenheiro – Pesquisa, Desenvolvimento e Certificação, WEGeuro ‐ Indústria Eléctrica, S.A.. De 2009 a 2014, Investigador Auxiliar no Grupo de Eletrónica de Potência e Energia –Centro Agoritmi – Universidade do Minho. De 2006 a 2009, Professor de Informática, Ministério da Educação ‐ Direção Regional de Educação do Norte. De 1999 a 2006, Docente no Instituto Politécnico de Bragança ‐ Departamento de Eletrotecnia. De 1998 a 1999, Investigador na EFACEC Universal Motors S.A. ‐ Departamento de Estudos Estratégicos.

Downloads

Published

2015-06:-12

How to Cite

Gonçalves, H. (2015). Requisitos do Projeto Elétrico de Motores de Indução para Acionamento por Variador de Velocidade. Neutro à Terra, (16). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i16.435