Aplicação de Automação e Microelectrônica na Melhoria da Eficiência Energética em Prédios Públicos

Authors

  • Paulo Dênis Garcez da Luz Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil
  • Roberto Ribeiro Neli Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i14.414

Abstract

Este artigo apresenta um estudo de consumo de energia elétrica no Brasil, levando-se em consideração o gasto público com este item. Atualmente é verificado um crescente aumento de demanda no setor elétrico brasileiro, o que acarreta em um investimento no setor de modo a atender os consumidores. Visto que a realidade do setor público, não diferindo dos outros consumidores, possui a energia elétrica como a fonte energética mais utilizada atualmente, correspondendo a 87,4% comparado a outros tipos de fontes energéticas, por exemplo combustíveis fósseis (BEN, 2012). Cada vez mais procura-se meios para que se obtenha um sistema mais eficiente o que implica diretamente na redução dos custos relativos ao investimento no setor elétrico, redução na manutenção das instalações elétricas e consumo de energia elétrica.

Author Biographies

Paulo Dênis Garcez da Luz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Graduação em Engenharia Industrial Elétrica ‐ Eletrônica / Telec pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Biomédica, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente hospitalar, redes de sensores,monitoramento remoto e sistema demonitoramento em tempo real.

Roberto Ribeiro Neli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil

Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2012) e mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2002). Possui graduação em Engenharia Eletrônica e atualmente é professor de microeletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sensor, bolômetro sem resfriamento, infravermelho e microeletrônica. Temexperiência na área de refrigeração e controle de sistemas refrigerados.

Downloads

Published

2014-06:-12

How to Cite

Luz, P. D. G. da, & Neli, R. R. (2014). Aplicação de Automação e Microelectrônica na Melhoria da Eficiência Energética em Prédios Públicos. Neutro à Terra, (14). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i14.414