Prédios Inteligentes

Green Buildins

  • Roberto Ribeiro Neli Universidade tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão
  • Paulo Dênis Garcez da Luz Universidade tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão

Abstract

Este artigo apresenta alguns dos benefícios e a aplicabilidade da automação predial e residencial, cuja denominação atual é Domótica. Esta tecnologia permite a integração dos serviços e tecnologias, aplicados a residências, escritórios, flats, apartamentos e casas com o propósito de automatizá-los buscando sempre como resultado principal um maior conforto, economia de energia elétrica, redução no consumo de recursos hídricos, segurança dos usuários e um gerenciamento mais centralizado e efetivo, integrando todas as soluções de automação. Serão apresentadas as várias classes de aplicação para a criação dos chamados “prédios inteligentes”, assim como as diversas tecnologias desenvolvidas para esta finalidade.

Author Biographies

Roberto Ribeiro Neli, Universidade tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão

Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2012) e mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2002). Possui graduação em Engenharia Eletrônica e atualmente é professor de microeletrônica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sensor, bolômetro sem resfriamento, infravermelho e microeletrônica. Temexperiência na área de refrigeração e controle de sistemas refrigerados.

Paulo Dênis Garcez da Luz, Universidade tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão

Graduação em Engenharia Industrial Elétrica ‐ Eletrônica / Telec pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Biomédica, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente hospitalar, redes de sensores,monitoramento remoto e sistema  demonitoramento em tempo real.

Published
2014-06:-09