Autoconsumo Fotovoltaico

A Democratização da Energia

Authors

  • Manuel Azevedo Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Diogo Maximino Ribeiro da Silva Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i13.404

Abstract

Com a introdução da microprodução em Portugal (DL 363/2007) teve início a primeira fase da implementação do solar fotovoltaico. Os consumidores passaram a ser produtores de energia. Com o aumento do preço da eletricidade e a forte descida dos custos do fotovoltaico iremos assistir nos próximos anos à verdadeira democratização da energia através da introdução de conceitos de autoconsumo.

Author Biographies

Manuel Azevedo, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Doutorado em Física, na área da Física do Estado Sólido pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Licenciado (Diplom‐Physiker) em Física Aplicada pela Universidade de Duisburg‐Essen na Alemanha, Professor Coordenador no Instituto Superior de Engenharia do Porto no Departamento de Física. Foi Professor Auxiliar Convidado na Universidade de Aveiro, Assistente Convidado na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto, Bolseiro de Doutoramento da FCT (programa PRAXIS XXI), Diretor Geral da empresa Goosun, Lda, produtora de painéis fotovoltaicos em Santa Maria da feira e Diretor Técnico na empresa EARTHLIFE, SA, promotora de parques fotovoltaicos.

Diogo Maximino Ribeiro da Silva, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Aluno de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia, do Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Downloads

Published

2014-06:-09

How to Cite

Azevedo, M., & Silva, D. M. R. da. (2014). Autoconsumo Fotovoltaico: A Democratização da Energia. Neutro à Terra, (13). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i13.404