Estruturas de Fixação de Aerogeradores

Instalações Offshore

Authors

  • Roque Filipe Mesquita Brandão Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i10.400

Abstract

Foi de forma natural que o aproveitamento do recurso eólico evoluiu dos tradicionais parques em terra (onshore) para locais offshore. Se por um lado os melhores locais para instalação em terra começam a escassear, a grande disponibilidade de recurso offshore permite a disponibilidade de áreas muito elevadas para a sua exploração.
Os ventos mais fortes, no mar, associados a uma rugosidade de classe zero criam condições ideais para a instalação de geradores eólicos de potência elevada tornando assim possível uma maior produtividade, que pode compensar os inerentes custos de instalação e de operação mais elevados.
No entanto existem alguns desafios que necessitam de ser mais investigados e que estão a ser alvo de investimento, tais como as torres, os sistemas de fixação e a instalação da cablagem.

Author Biography

Roque Filipe Mesquita Brandão, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto no Instituto Superior de Engenharia do Porto, departamento de Engenharia Eletrotécnica. Consultor técnico de alguns organismos públicos na área da eletrotecnia.

Downloads

Published

2012-06:-09

How to Cite

Brandão, R. F. M. (2012). Estruturas de Fixação de Aerogeradores: Instalações Offshore. Neutro à Terra, (10). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i10.400