Diagnóstico Remoto de Defeitos em Cargas Acopladas a um Motor de Indução

Authors

  • António Manuel Luzano de Quadros Flores Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i12.377

Abstract

A variação do binário de uma carga acoplada ao motor de indução desencadeia uma série de fenómenos internos conducentes a um novo ponto de funcionamento. No caso de um dente partido numa roda dentada de um redutor de velocidade, quando acionada, este tipo de defeito produz um aumento de binário sempre que a zona de defeito é sujeita à ação de engrenamento. Assim, pode afirmar-se que este tipo de defeito produz uma interferência periódica com frequência igual à frequência de rotação da roda dentada que possui o dente partido. Neste artigo apresenta-se uma abordagem teórica dos fenómenos internos do motor de indução na presença de uma interferência periódica da carga mecânica revelando a presença de frequências caraterísticas na corrente absorvida.

Author Biography

António Manuel Luzano de Quadros Flores, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Especialidade de Sistemas de Energia
pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2013). Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; "M.B.A." em Gestão na Escola de Gestão do Porto da Universidade do Porto (1999). Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ‐ Produção, Transporte e Distribuição de Energia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1982). Docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1993. Desenvolveu atividade na SOLIDAL no controlo de qualidade e manutenção, na EFACEC na área comercial de exportação de máquinas elétricas, na British United Shoe Machinery na área de manutenção, na ALCATEL‐Austrália na área de manutenção, na ELECTROEXPRESS, em Sidney, na área de manutenção e instalações elétricas.

Downloads

Published

2013-06:-09

How to Cite

Flores, A. M. L. de Q. (2013). Diagnóstico Remoto de Defeitos em Cargas Acopladas a um Motor de Indução. Neutro à Terra, (12). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i12.377