Instalações Elétricas de Baixa Tensão

Dimensionamento de Condutas

  • António Augusto Araújo Gomes Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva Instituto Superior de Engenharia do Porto

Abstract

O dimensionamento das condutas deverá ter em consideração o número de condutores isolados ou cabos que poderão ser colocados nessa mesma conduta, tendo por base as suas características, o modo de instalação das canalizações e o diâmetro útil (interior) da própria conduta. Nas Regras Técnicas de Instalações Eléctricas de Baixa Tensão, com exceção, das instalações coletivas e entradas, não é definido um valor máximo de ocupação da secção reta interior das condutas pelos condutores isolados e cabos, sendo o único requisito a garantir, que as condutas permitam o fácil enfiamento e desenfiamento dos condutores isolados e cabos. No entanto, as mesmas regras recomendam uma ocupação da conduta não superior a um terço da sua secção reta interna, de forma a garantir, nomeadamente, o fácil enfiamento (e desenfiamento) dos condutores isolados e dos cabos.

Author Biographies

António Augusto Araújo Gomes, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre (Pré‐Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Coordenador de Obras na CERBERUS ‐ Engenharia de Segurança, entre 1997 e 1999. Prestação, para diversas empresas, de serviços de projeto de instalações elétricas, telecomunicações e segurança, formação, assessoria e consultadoria técnica.

Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, em 1979, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, opção de Produção, Transporte e Distribuição de Energia. Diploma de Estudos Avançados em Informática e Eletrónica Industrial pela Universidade do Minho. Mestre em Ciências na área da Eletrónica Industrial. Professor Adjunto Equiparado do ISEP, lecionando na área da Teoria da Eletricidade e Instalações Elétricas.

Published
2011-06:-09