Revistas

  • POLISSEMA: Revista de Letras do ISCAP Instituto Superior de Contabilidade do Porto

    No dia em que comemorámos o 115º aniversário do ISCAP, celebrámos o nascimento da Polissema, um marco indelével, espera-se, na história de todos nós. Pois «polissema», a palavra, augura pelo menos mais 115 anos de existência, dado indiciar, enquanto título, tanto a multiplicação como a análise detalhada de diferentes visões, significados e linguagens.


    A fundação de uma revista poderá parecer um empreendimento quixotesco, num país onde já existe um número excessivo de publicações e de livros que, como sabemos, são lidos por um público muito restrito, mas o desejo e a necessidade sobrepuseram-se a qualquer tentativa de racionalização. Esperamos sinceramente que as muitas horas dedicadas a esta revista, no passado e no futuro, se reflictam na sua qualidade e no seu rigor.


    A Polissema tem como propósito a divulgação de actividades pedagógicas e científicas no âmbito do Ramo de Tradução Especializada do Curso de Línguas e Secretariado.


    Apenas nos resta desejar que esta publicação venha a servir de exemplo humilde a muitas outras, na esperança de que o orgulho que temos desta instituição cresça e se manifeste.


    Saudações Polissémicas 

  • Citotech Online - Case Review

    Citotech Online – Case Review é uma revista de publicação anual na área do diagnóstico citológico. Esta publicação periódica tem como objetivo alargar o conhecimento na área da citopatologia, facilitando a difusão do conhecimento atual entre os diversos profissionais e estudantes da área. 
    Citotech Online – Case Review encontra-se oficialmente anotada pela ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social), e segue o princípio do livre acesso. Todos os trabalhos publicados serão disponibilizados na íntegra, gratuitamente e de forma permanente neste site. 

  • Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas / Review of Business and Legal Sciences

    Constitui a Revista de Ciências Empresariais e Jurídicas - Review of Business and Legal Sciences – fundada em 2004, e agora integrada no Centro de Estudos Organizacionais e Sociais, CEOS.PP, sem perda da sua autonomia – um meio ao serviço dos fins do Ensino Superior Politécnico, particularmente dos Cursos ministrados e das Áreas Científicas existentes no Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, ISCAP.
    É uma publicação bianual; e dirige-se sobretudo às áreas de Direito, Fiscalidade, Gestão, Contabilidade e Economia, mas está aberta a contributos doutras áreas, numa perspectiva inter e multidisciplinar.
    Orienta-se por critérios de rigor e qualidade científica. Cabe em especial ao seu Conselho Editorial – constituído por reconhecidos especialistas, nacionais e estrangeiros, das áreas mencionadas – zelar pela observância de tais critérios.

  • Neutro à Terra

    A revista “Neutro-à-Terra” é uma revista técnico-científica, publicada semestralmente pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP, que se destina a alunos de cursos superiores em Engenharia Eletrotécnica e, de uma forma geral, a todos os profissionais do Setor Eletrotécnico.
    A edição da revista é da responsabilidade de alguns docentes do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP, especializados em sistemas de energia elétrica, nomedamente nas áreas das máquinas e instalações elétricas.
    Em cada edição da revista, são publicados artigos alguns de natureza mais técnica mas outros de natureza mais científica, de assuntos tão diversos como as Máquinas Elétricas, a Produção, Transporte e Distribuição de Energia Elétrica, as Instalações Elétricas, as Telecomunicações, os Sistemas de Segurança, a Gestão de Energia e Eficiência Energética, a Automação, a Gestão Técnica e a Domótica.

  • Investigação e Intervenção em Recursos Humanos

    A revista ATAS DA CONFERÊNCIA iNTERNACIONAL de INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RECURSOS HUMANOS (Atas CiIIRH) visa publicar eletronicamente os trabalhos originais, aceites pelas Comissões Científicas e apresentados em cada edição da Conferência.


    A Atas CiIIRH foi criada pelo grupo de Recursos Humanos atualmente sediado no Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do universo Politécnico do Porto.


    A Atas CiIIRH visa contribuir para a construção de respostas às diferentes problemáticas de Recursos Humanos colocadas a todos os que trabalham com pessoas. Repensar a gestão e o desenvolvimento das pessoas no contexto amplo e exigente da sociedade que enquadra o atual paradigma económico-social é um desafio para aqueles, cuja atividade profissional se centra neste objetivo, seja no papel de gestor, de técnico, de consultor, académico ou educador.


    Com base nesta complexidade da área de Recursos Humanos, esta conferência propõe a confluência de perspetivas multidisciplinares e olhares teóricos e práticos sobre temáticas transversais no âmbito das PESSOAS e das suas OCUPAÇÕES, promovendo e ampliando a discussão a profissionais e investigadores de diferentes domínios de atividade e conhecimento.


    Esta é uma Conferência internacional publicando em Português/Espanhol e Inglês trabalhos científicos (teóricos e empíricos) e casos práticos.


    Os trabalhos encaminhados à revista devem ser inéditos, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação.


    A ATAS DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RECURSOS HUMANOS recebe artigos para avaliação nos períodos previstos para envio de trabalhos em cada Conferência e é realizado por meio do website da conferência ou da própria revista, na secção "Submissão".

  • Revista Música, Psicologia e Educação

    Revista Música, Psicologia e Educação tem como objectivo promover, desenvolver e aprofundar o diálogo entre os saberes da Psicologia, das Ciências da Educação e da Música a nível nacional, tendo como referência a investigação internacional escrita e as apresentações em conferências, simpósios e seminários da especialidade.
    A colaboração na Revista está aberta a qualquer docente/investigador, nacional ou estrangeiro, que tenha reflexão desenvolvida na área em que a Revista se propõe trabalhar.
    Os artigos propostos serão sempre submetidos a uma avaliação prévia no sentido de se verificar se o seu conteúdo corresponde aos objectivos desta publicação.
    Espera-se que o público-alvo da Revista, além dos docentes e investigadores das áreas da Psicologia da Música e da Educação Musical, abranja professores de todos os níveis de ensino, tanto do ensino genérico como do ensino vocacional de música; estudantes das Licenciaturas e Bacharelatos em Ciências Musicais, Ensino de Música, Música, Ciências da Educação, Psicologia e Sociologia; mestrandos e doutorandos destas mesmas áreas e estudantes das escolas de formação de professores e educadores quer ao nível da formação inicial, quer ao nível da formação continua.

  • Sensos-e

    A Revista Sensos-e é uma publicação semestral do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. É uma revista com revisão por pares, em formato eletrónico e em linha (online). Publica trabalhos de investigação e/ou inovação e intervenção no âmbito da Educação, em sentido amplo, enquadráveis nas linhas de investigação do inED, nos seguintes formatos: Trabalhos em formato texto e imagem estática, passíveis de serem impressos sem perda de informação; Trabalhos que recorram a recursos multimédia, cor e hipertexto e/ou com possibilidades de interação dinâmica e que, portanto, não são passíveis de serem impressos sem perda de informação.


    Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, A2 (2015))

  • Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning

    A Revista “Pratica e-Learning” é uma publicação do Consórcio lusófono e Ibero-americano de Instituições de Ensino Superior. 
    É uma revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e centrada nas boas práticasdo e/b-Learning no ensino superior, em formato eletrónico e online. Publica trabalhos de investigação e ou inovação / desenvolvimento / intervenção no âmbito do e/b-Learning, em sentido amplo e em áreas e âmbitos diversificados em contextos de ensino (formal, não-formal e informal). 
    Pretende-se com esta revista divulgar práticas pedagógicas inovadoras e promover o e/b-learningatravés da disseminação de experiências bem sucedidas. 
    É uma revista multimédia com revisão por pares, que aceita contribuições científicas em formato texto, vídeo e áudio."

  • Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado

    Os “Cadernos IRI: Imagens do Real Imaginado” surgiram em 2015 com a publicação de artigos de doutorandos do Departamento de Artes da Imagem da ESMAE e apresentam-se atualmente como uma Revista Científica de publicação anual, da responsabilidade da UniMAD, Unidade de Investigação da Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto. O seu segundo número integra um Conselho Científico com investigadores e personalidades de reconhecido mérito em áreas como a Cultura Visual, o Cinema, a Fotografia, o Design, a Arquitetura, a Produção Multimédia, a Informática e a Estética, entre outras.
    A revista acolhe artigos selecionados com double blind peer review, de áreas diversificadas adstritas à produção e receção da imagem nas suas múltiplas vertentes óticas, gráficas e tipográficas e pretende discutir questões de leitura, utilização, apropriação e produção de imagens, nas suas dimensões isogramáticas, ideogramáticas e diagramáticas e na relação sinérgica com textos de vários outros sistemas semióticos.
    Pugnando por uma produção de rigor e atualidade investigativa integra trabalhos de dimensão científica, crítica e artística, atenta ao espaço que a imagem granjeou nas sociedades contemporâneas e à sua influência na construção do pensamento e da atuação do homo videns, imerso num mundo real ou virtual, rodeado de múltiplas ferramentas tecnológicas que constroem e lhe devolvem múltiplas imagens desse mesmo mundo.