Riscos Psicossociais em Operadores de Central de Segurança

Autores

  • Sérgio Gonçalves Instituto Politécnico de Setúbal
  • Anabela Correia Instituto Politécnico de Setúbal & GOVCOOP

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2274

Palavras-chave:

Riscos psicossociais;, Copenhagen Psychosocial Questionnaire;, COPSOQ;, Condições de Trabalho;

Resumo

Os riscos psicossociais relacionados com o trabalho são uma das grandes ameaças contemporâneas para a saúde e segurança dos trabalhadores.
Este estudo tem como principal objetivo identificar, a partir da perceção dos trabalhadores, a presença de riscos psicossociais relacionados com o trabalho. Foi ainda analisada a relação dos riscos psicossociais com alguns fatores demográficos e profissionais.
A amostra é constituída por 85 Operadores de Central de Segurança, de uma empresa prestadora de serviços de segurança privada.
Para avaliar os riscos psicossociais utilizou-se o Copenhagen Psychosocial Questionnaire – COPSOQ (Kristensen et al., 2005), com um conjunto de questões para avaliar os fatores demográficos e profissionais.
Verificámos que estes trabalhadores se encontram numa situação de moderada a baixa exposição a riscos psicossociais. Constatou-se ainda a existência de relações e diferenças estatisticamente significativas entre alguns dos riscos psicossociais e algumas das variáveis demográficas e profissionais.
Os resultados obtidos são discutidos no contexto da saúde e bem-estar destes profissionais.

Publicado

2016-02:-09

Como Citar

Gonçalves, S., & Correia, A. (2016). Riscos Psicossociais em Operadores de Central de Segurança. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (6). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2274