Comparação da satisfação dos colaboradores e dos clientes / utilizadores de um serviço social

Autores

  • Mário Pereira ASSOL - Associação de Solidariedade Social de Lafões

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.vi7.2673

Palavras-chave:

Satisfação, Qualidade de vida

Resumo

O estudo a apresentar pretende parte do pressuposto de que existe uma relação entre a satisfação dos trabalhadores e dos utilizadores dos serviços sociais e suas famílias.
Procuramos apresentar dados que reforça essa convicção comparando dados da satisfação dos trabalhadores, dos utilizadores e das suas famílias de um serviço que apoia pessoas com deficiências de várias idades.
A particularidade dos dados do estudo consiste no facto de terem sido usados instrumentos que utilizam os mesmos parâmetros.
Partindo do princípio de que o trabalho e os serviços servem para incrementar a qualidade de vida das pessoas, utilizamos na construção dos vários instrumentos um modelo que pressupõe 8 condições para uma vida de qualidade de vida:
 Integridade Corporal – ter saúde, estar bem vestido, alimentado e cuidado
 Sentir-se seguro – Gostar de estar com outros, não ter medo daqueles com quem vive e viver relaxado em interação com outros
 Sentir-se valorizado – Ver-se a si próprio como bom, ser reconhecido como boa pessoa, sentir orgulho, e poder expressar os seus talentos.
 Ter uma vida estruturada – Sentir que tem um plano de vida, ter rotinas diárias e ter os seus próprios rituais e crenças
 Um sentido de pertença – Ter um círculo de amigos próximos, valorizar e ser valorizado pelos outros sentir companheirismo
 Participação social - Ser capaz de ter contacto com a comunidade, se estar entre outras pessoas e de tomar parte na vida da comunidade.
 Atividades diárias significativas – Gostar das suas atividades diárias, fazer atividades que se encaixam no seu plano de vida
 Contentamento interior – Sentir harmonia interior e sentir-se livre de experiências traumáticas.
Para cada um dos grupos foram identificados diferentes indicadores em cada uma das condições de acordo com o seu interesse no serviço.
A comparação será feita globalmente e em cada uma destas condições.

Publicado

2018-11:-26

Como Citar

Pereira, M. (2018). Comparação da satisfação dos colaboradores e dos clientes / utilizadores de um serviço social. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (7). https://doi.org/10.26537/iirh.vi7.2673