Perfis profissionais emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos nas Ordens Profissionais

  • Maria João Veiga da Silva Gomes ISCAP-P.Porto
  • Ana Isabel Couto CEOS.PP_RH
  • Viviana Meirinhos CEOS.PP_RH
Palavras-chave: Gestão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Ordens Profissionais, Profissões, perfis

Resumo

Nesta conferência pretende-se apresentar a parte individual de um projeto alargado de investigação que visa estudar os Perfis profissionais emergentes de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos, com o objetivo de identificar funções da área de Recursos Humanos que possam vir a ser desenvolvidas, descrevendo as suas tarefas, procedimentos e competências, numa perspetiva de análise da gestão e desenvolvimento de recursos humanos a nível individual, organizacional e societal.
Neste contexto, o projeto a apresentar tem como tema os Perfis profissionais emergentes de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos para a Gestão e Desenvolvimento das Profissões, nomeadamente nas Ordens Profissionais.
Considera-se que este projeto tem como foco a Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos a nível societal e tem como principais objetivos caracterizar o que os profissionais de Recursos Humanos podem contribuir para a Gestão de Desenvolvimento das Profissões; identificar as atividades desenvolvidas no âmbito da Gestão e Desenvolvimento das Ordens Profissionais e identificar as potencialidades das funções de Recursos Humanos no âmbito da Gestão e Desenvolvimento das profissões.
Numa fase inicial impera a necessidade de delimitar a conceptualização teórica do que é a área profissional de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos, pelo que foi definido um procedimento metodológico para revisão sistemática da literatura pelo grupo que constitui o projeto. Foram assim realizadas pesquisas, procurando os seguintes termos na revisão sistemática no período 2014-2016, utilizando as fontes: RCAAP, B’on e Scielo com os seguintes termos de pesquisa: HR, Human Resourc*, GRH, Gestão de Recursos Humanos, HRD, Human Resourc* Management, Human Resourc* Development. Estes termos foram pesquisados entre si, com a delimitação de pesquisa de termo do assunto e termo no título no período de 2014 e 2016. Foram transcritas todas as definições encontradas e surgiu a necessidade de delimitar a pesquisa para o termo “Human resourc*” no período 2015 e 2016, tem do sido tratados os resultados através da caraterização dos títulos nos níveis individual, organizacional e societal. Esta revisão sistemática aqui descrita de forma bastante sucinta teve
como objetivo caraterizar o que é conceptualizado por “RH”, por “Gestão e Desenvolvimento de RH”, por “Profissão” “funções”, “funções tradicionais da área de RH” no âmbito deste projeto: individual, organizacional e societal.
Posteriormente segue-se a recolha informação para caraterização do campo empírico, que no caso deste projeto pretende caraterizar as organizações dentro de cada setor de atividade que podem contribuir para o desenvolvimento das profissões como por exemplo as Associações profissionais e Ordens Profissionais. A metodologia que irá contribuir para o alcance dos objetivos definidos será qualitativa, utilizando as técnicas de análise documental e entrevistas semi-estruturadas a atores relevantes no quadro das Ordens Profissionais.

Publicado
2018-11:-28
Como Citar
Gomes, M. J. V. da S., Couto, A. I., & Meirinhos, V. (2018). Perfis profissionais emergentes de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos nas Ordens Profissionais. Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (7). Obtido de http://parc.ipp.pt/index.php/iirh/article/view/2717