Impacto da Perceção da Liderança Autêntica no Desempenho Individual

  • Bruno Miguel Moreira Néné ESCE - IPS
Palavras-chave: Liderança Autêntica, Felicidade, Compromisso Afetivo, LMX, Desempenho Individual

Resumo

A conjuntura económica e social atual, promove uma lógica de mercado concorrencial, na qual a liderança assume um papel fundamental, sendo considerada um fator que pode determinar a competitividade organizacional à escala da economia global (Ismael, Mohamed, Sulaiman, Mohamed, & Yusuf, 2011). A literatura mais recente tem elevado a importância da Liderança Autêntica (LA) no contexto organizacional, porque esta envolve quatro dimensões: autenticidade, transparência, ética/moral e o processamento equilibrado da informação.

O estudo tem como objetivo geral investigar o impacto da perceção da LA no desempenho individual, através da realização de um estudo empírico.

Pretende-se verificar se as perceções de LA explicam a felicidade no trabalho (FE); o compromisso afetivo com a organização (CAO); a relação entre líderes e seus seguidores (LMX), a produtividade individual (PR) e desempenho individual dos colaboradores (DI).

O modelo de investigação proposto visou testar uma extensão de vários modelos conceptuais de LA (Avolio B. J., Gardner, Walumbwa, Luthans, & May, 2004; Avolio & Gardner, 2005; Ilies, Morgeson, & Nahrgang, 2005; George, A., & Craig, 2009; Walumbwa, Wang, Wang, Schaubroeck, & Avolio, 2010; Rego, Sousa, Marques, & Pina e Cunha, 2012; Wang, Sui, Luthans, Wang, & Wu, 2014); Compreensão do indivíduo como líder, focando no processo de autoconsciência, transparência, ética e moral e os resultados do comportamento dos líderes autênticos.

Foi aplicado um questionário como instrumento de recolha de dados, a amostra de 98 colaboradores, constituída por conveniência, no contexto de uma empresa PME a atuar no setor industrial. O estudo tem uma natureza quantitativa e os resultados obtidos indicam uma tendência da existência de uma relação positiva entre a LA com o LMX e com o CAO. Foi igualmente corroborara a existência de relação positiva entre a FE e o CAO e com o DI, bem como entre o CAO e PR e entre o LMX e a FE. No entanto, os resultados obtidos não permitiram corroborar que a LA tem impacto no desempenho individual dos colaboradores.

Publicado
2018-11:-28
Como Citar
Néné, B. M. M. (2018). Impacto da Perceção da Liderança Autêntica no Desempenho Individual. Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (7). Obtido de http://parc.ipp.pt/index.php/iirh/article/view/2714