O Papel da Liderança na Gestão da Mudança ao Nível do Chão de Fábrica

Autores

  • Helena Charneca Santos
  • Maria Odete Pereira

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2374

Resumo

A presente proposta de comunicação suporta-se num estudo desenvolvido numa empresa que se encontra em fase de implementação de um sistema de gestão em chão de fábrica que visa otimizar os processos de produção e cujo objetivo é analisar a importância e o papel da liderança em situação de mudança organizacional. Especificamente, tratando-se de um novo sistema de gestão, está naturalmente envolvida a necessidade de alterar comportamentos, ações e procedimentos que se refletem no imedidato na mudança de algumas práticas de liderança. O papel dos líderes revela-se fundamental, não só na fase de implementação, mas também na fase de consolidação das mudanças preconizadas por este projeto.
Neste contexto, pretende-se obter um conhecimento mais rigoroso sobre os contributos da liderança para o sucesso do projeto, foi estabelecido como objetivo deste estudo, identificar quais as competências e práticas de liderança que são requeridas para uma implementação bem-sucedida do projeto e quais as que permitirão assegurar a sua sustentabilidade. A investigação recorreu à metodologia de estudo de caso, utilizando a entrevista semiestruturada como principal técnica de recolha de dados.
A análise dos dados permitiu identificar que a organização em estudo se encontra num processo de mudança de caráter incremental, sendo o grupo de líderes uma peça-chave para assegurar o impulso necessário para que o sistema de gestão em chão de fábrica seja corretamente implementado e para que se verifique a adesão ao mesmo através da compreensão das práticas que lhe estão associadas e da filosofia que lhe está subjacente. Foi igualmente possível obter dados sobre algumas caraterísticas e práticas de liderança que facilitam a sustentabilidade da mudança, ao mesmo tempo, que permitem aos líderes da organização desenvolver um estilo de liderança tendencialmente mais transformacional.

Publicado

2016-01:-28

Como Citar

Santos, H. C., & Pereira, M. O. (2016). O Papel da Liderança na Gestão da Mudança ao Nível do Chão de Fábrica. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (6). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2374