O desenvolvimento dos recursos humanos e a formação articulada com o exercício do trabalho: práticas de um caso de estudo

  • Sandra Pratas Rodrigues

Resumo

Propõe-se a apresentação de alguns dos principais resultados de uma investigação empírica, no âmbito de uma Tese de doutoramento em Formação de Adultos, centrada nas práticas de uma estrutura de formação profissional contínua inserida numa grande empresa do setor automóvel. O Centro de Treino da Produção concretiza uma estratégia formativa que se reveste de alguma inovação, nomeadamente no que diz respeito às formas de conceção e desenvolvimento de formação, uma vez que está vocacionado para as especificidades dos recursos humanos da organização, começando no “chão de fábrica” e atuando a um nível abrangente e transversal.
A opção metodológica da investigação recaiu sobre método do estudo de caso intrínseco, tendo sido mobilizado um leque diversificado de técnicas de recolha de dados, sobretudo de natureza qualitativa. A análise dos dados recolhidos permite verificar que a estrutura de formação participa de uma estratégia de formação e desenvolvimento dos recursos humanos da empresa que aposta na estreita articulação entre o exercício do trabalho, os saberes profissionais (tácitos e explícitos), e as metodologias e os conteúdos da formação, que são tanto de caráter concetual e metódico, como de natureza prática e operativa. Embora com objetivos e finalidades distintos, mas articulados, com o departamento de formação dos Recursos Humanos, o caso estudado revela uma relação fusional entre a formação e a produção, patente na dependência orgânica do centro relativamente à Área de Produção, nas finalidades da formação, na conversão dos referenciais de práticas em referenciais da formação e na subordinação da formação às necessidades e aos ritmos do sistema produtivo.
Nesta sequência, o Centro de Treino da Produção pretende contribuir para um desenvolvimento da organização sustentado na consolidação do sistema de produção da empresa, criando linguagens, práticas e objetivos de trabalho comuns a todos os trabalhadores e setores de atividade que integram a organização do trabalho.

Publicado
2016-01:-29
Como Citar
Rodrigues, S. (2016). O desenvolvimento dos recursos humanos e a formação articulada com o exercício do trabalho: práticas de um caso de estudo. Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (6). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2367