A importância e utilidade da formação para as organizações e para a função Recursos Humanos

  • Ana Luísa Veloso

Resumo

A formação profissional é sem dúvida uma prática de Gestão de Recursos Humanos relevante para as organizações e seus colaboradores. A importância e a necessidade de avaliação do seu impacto tem recolhido atenção e esforço quer dos profissionais quer dos investigadores. As metodologias de avaliação da formação são multiplas e fiaveis, produzindo resultados que permitem ás organizações, informações relevantes quer para a melhoria de processos de gestão, por exemplo as condições de transferência de aprendizagem, quer de processos internos á propria formação como por exemplo, os métodos  pedagógicos e a motivação dos formandos. Contudo, e apesar da evolução que se tem verificado neste dominio, continuasse a procurar evidências de impacto como por exemplo, a avaliação do ROI (Return of Investment)  da formação.
É nosso propósito apresentar uma análise critica das praticas de avaliação de impacto da formação considerando a possibilidade de que existe uma diferença formalmente não reconhecida, ainda que conhecida pelos intervenientes,  entre os propósitos da formação e a sua avaliação. Assim, serão apresentados estudos de caso que ilustram esta hipotese de divergência entre objectivos de formação e  metodologias de avaliação utilizadas.

Publicado
2016-01:-27
Como Citar
Veloso, A. (2016). A importância e utilidade da formação para as organizações e para a função Recursos Humanos. Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (6). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2331