A Importância da Ambiguidade de Papel e das Condições Físicas do Trabalho na Explicação do Absentismo e o Papel Moderador do Suporte Social

  • Irina Fonseca
  • Sílvia Silva
Keywords: Absentismo;, Características do trabalho;, Suporte social;, Ambiguidade de papel;, Condições físicas do trabalho;

Abstract

O presente estudo visava compreender alguns fatores que contribuem para a explicação do absentismo através do Modelo das Exigências e dos Recursos.
Concretamente, foram testados os efeitos diretos da ambiguidade de papel e das condições físicas do trabalho no absentismo e o papel moderador do suporte social na relação entre a ambiguidade de papel, as condições físicas do trabalho e o absentismo, numa amostra de 508 trabalhadores de uma empresa de transportes públicos da região de Lisboa.
O absentismo foi operacionalizado através de registos objetivos da frequência e duração e as restantes variáveis através de um questionário. Todos os efeitos foram testados tendo em conta três momentos no tempo e foi controlado o absentismo no tempo 1.
Os resultados demonstraram o efeito direto e significativo da ambiguidade de papel e das condições físicas do trabalho na duração de absentismo, sendo o efeito da ambiguidade de papel oposto ao esperado. Concluiu-se que estas características do trabalho têm um papel diferente na duração e na frequência de absentismo. As análises de regressão hierárquica não suportaram a hipótese do papel moderador do suporte social na relação entre a ambiguidade de papel e as condições físicas do trabalho e o absentismo. Estes resultados permitiram-nos concluir que a mesma variável de contexto (moderadora) tem um papel diferente na duração e frequência de absentismo.

Published
2016-01:-26