Participação Cívica: Contributo para a Validação de uma Escala e análise entre gerações (Baby Boomers, Generation X & Millennials)

  • Liliana Faria Universidade Europeia
  • Belén Rando Universidade Europeia
  • Ivo Dias Universidade Europeia
  • Áurea Rodrigues Universidade Europeia
  • Francisco Cesário Universidade Europeia

Resumo

Este estudo teve como objetivo a validação de um instrumento para avaliar comportamentos de envolvimento e de participação cívica, através da adaptação do Civic Engagement Quiz, (The Center for Information and Research on Civic Learning and Engagement), para a população portuguesa, bem como a análise dos resultados em função das diferentes gerações da população (Baby Boomers, Generation X e Millennials). Participaram no estudo 135 pessoas, de ambos os sexos, 98 homens (72.6%) e 37 mulheres (27.4%), com idades compreendidas entre os 24 e os 87 anos (média = 57.79; D.P. = 15.65). Os dados foram submetidos à análise fatorial com rotação varimax. A escala apresenta bons índices de consistência interna (valores entre .75 e .85) e uma análise fatorial que revelou a existência de uma estrutura trifatorial com 35% de variância explicada. Os 3 fatores extraídos (indicadores cívicos, eleitorais e de voz política) estão de acordo com a estrutura fatorial original. A análise de diferenças entre as gerações mostram que os participantes da geração Baby Boomers quando comparados com os participantes das gerações Generation X e Millennials apresentam, resultados mais baixos no que respeita aos indicadores eleitorais.

Publicado
2016-01:-28
Como Citar
Faria, L., Rando, B., Dias, I., Rodrigues, Áurea, & Cesário, F. (2016). Participação Cívica: Contributo para a Validação de uma Escala e análise entre gerações (Baby Boomers, Generation X & Millennials). Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (6). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2280