Quem é Quem na Gestão das IPSS'S do Concelho de Felgueiras

  • Marta Ferreira Vidal Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras – IPP; CIICESI
  • José António Oliveira Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras – IPP; CIICESI

Resumo

O setor não lucrativo é constituído pelo conjunto das organizações que são formalmente constituídas, privadas, autónomas, voluntárias e não distribuidoras de lucros. No contexto atual, as organizações sem fins lucrativos, também denominadas de 3.º setor ou economia social, para além do impacto económico que geram, têm um papel relevante no desenvolvimento sustentado e no bem-estar das sociedades. As Instituições Particulares de Solidariedade Social são organizações que integram o 3.º setor em Portugal, criadas por iniciativa de particulares com o propósito de contribuir para a efetivação dos direitos sociais dos cidadãos.
Considerando que as decisões estratégicas das organizações são da responsabilidade dos órgãos de gestão, o conhecimento do seu perfil e das suas motivações para exercer o cargo podem ser condicionantes importantes na prossecução da missão social das IPSS’s, com influência direta na qualidade da intervenção social junto da população e no valor social que a sua atividade produz.
Com base num levantamento exaustivo das IPSS’s existentes no concelho de Felgueiras, esta comunicação pretende:

  • Identificar o perfil das pessoas que compõem os órgãos sociais dessas IPSS’s;
  • Identificar as motivações para o exercício dos cargos;
  • Identificar o grau de voluntariado no exercício das funções.

 Uma questão também a analisar é a relação entre as características pessoais dos gestores e a sua predisposição para exercerem o cargo em regime de voluntariado.
Identificadas as motivações dos gestores, estas serão enquadradas nas tipologias propostas pela literatura existente sobre a motivação no trabalho e no trabalho voluntário.
Em termos de enquadramento teórico, os conceitos fundamentais são missão social, valor social, motivação no trabalho, voluntariado, contrato psicológico.

Publicado
2016-02:-12
Como Citar
Vidal, M., & Oliveira, J. (2016). Quem é Quem na Gestão das IPSS’S do Concelho de Felgueiras. Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (6). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i6.2270