Formação académica e inserção no mercado de trabalho dos estudantes maiores de 23 anos: uma amostra do Ensino Politécnico

Autores

  • José António Oliveira CIICESI-Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras/IPP
  • Sérgio Daniel Gomes CIICESI-Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras/IPP

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2198

Palavras-chave:

Formação académica;, Mercado de trabalho;, Maiores de 23 anos;

Resumo

A formação ao longo da vida (lifelong learning) é hoje parte integrante do sistema de ensino, quer para responder às necessidades individuais dos cidadãos quer para responder às necessidades formativas das entidades empregadoras, disponibilizando formação para a aquisição e/ou actualização de competências, colmatando o baixo nível de escolarização de parte substancial dos activos portugueses. No ensino politécnico, o número de adultos maiores de 23 anos inscritos pela primeira vez no ensino superior cresceu mais de 11 vezes, tendo atingido 10.003 novas inscrições em 2009, quando eram apenas 900 em 2005.

Com a nossa comunicação, pretendemos avaliar o impacto da formação académica na inserção no mercado de trabalho dos diplomados maiores de 23 anos identificando o impacto da formação superior na carreira profissional dos diplomados via M23 anos, numa escola do Instituto Politécnico do Porto (ESTGF) e identificando o impacto profissional, por área de formação.

Metodologicamente utilizaram-se dois instrumentos de recolha de dados: a base de dados da Divisão de Sistemas e Infra-estruturas de Informação e Comunicação do IPP e um inquérito por questionário, enviado a todos os estudantes diplomados da ESTGF/IPP, que ingressaram no ensino superior pelo processo M23 anos (2007-2008/2011-2012).

A partilha dos resultados obtidos nesta investigação, permitirá uma reflexão crítica sobre a importância da formação académica e a inserção no mercado de trabalho deste público específico.

Para visualização deste resumo em língua inglesa, selecione o ícone correspondente ao idioma no menu lateral direito.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Oliveira, J. A., & Gomes, S. D. (2014). Formação académica e inserção no mercado de trabalho dos estudantes maiores de 23 anos: uma amostra do Ensino Politécnico. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2198