Uma discussão (conceitual) sobre a identificação dos associados a organizações da economia solidária: entre a solidariedade e a competição

Autores

  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Allan Claudius Queiroz Barbosa Faculdade de Ciências Econômicas/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2193

Palavras-chave:

Identidade;, Identificação;, Economia Solidária;

Resumo

Com o objetivo de instigar o debate sobre o processo de identificação dos associados para com as organizações que compõe a chamada economia solidária, este artigo de natureza teórica, apresenta os conceitos de identidade e identificação assim como descreve as características e os princípios defendidos pela economia solidária, buscando uma articulação entre as duas temáticas. Como resultado desta relação, observa-se que a teoria sobre identificação, por analisar a vinculação entre o indivíduo e a organização, pode subsidiar o entendimento sobre a relevância da busca por convergência entre os atributos dos associados e as características dos empreendimentos solidários tendo em vista um maior grau de identificação e envolvimento com a missão institucional. Por se inserirem em uma organização cuja identidade organizacional almejada é orientada por princípios e valores antagônicos aos praticados em grande parte dos espaços sociais e de trabalho, a coerência entre os valores e crenças dos associados e os defendidos pela economia solidária se faz ainda mais necessária.

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Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Vieira, N. dos S., & Barbosa, A. C. Q. (2014). Uma discussão (conceitual) sobre a identificação dos associados a organizações da economia solidária: entre a solidariedade e a competição. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2193