Gestão de expatriados: um estudo exploratório em empresas portuguesas com operações em Moçambique

Autores

  • Maria Eva Machanisse Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão/IPP
  • Dora Martins NID_RH-Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão/IPP

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2186

Palavras-chave:

Expatriação;, Gestão internacional de recursos humanos;, Práticas de GRH;, Missões internacionais;, Moçambique;

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender a fase de preparação da expatriação de empresas portuguesas para Moçambique. Mais concretamente, procura explorar as práticas de Gestão de Recursos Humanos desenvolvidas durante a fase de preparação de missões internacionais para Moçambique.

Para a realização do estudo foram selecionadas 5 empresas portuguesas que têm experiência de expatriação de colaboradores para Moçambique.

Foi utilizada a metodologia qualitativa, optando-se pelo estudo caso múltiplo e exploratório. O instrumento de recolha de informação foi a entrevista semiestruturada. Ao todo, foram realizadas 12 entrevistas, das quais 5 destinaram-se a representantes organizacionais e 7 a expatriados/repatriados das 5 empresas em estudo.

Os resultados sugerem que as empresas portuguesas preparam a expatriação para Moçambique. Porém, essa preparação é feita de forma informal, não existindo ainda um programa formalizado de preparação de expatriações, nomeadamente para Moçambique.

Na parte final do trabalho são discutidos os principais resultados obtidos e apresentadas as conclusões do estudo aqui levado a cabo. Finalmente, baseado nos resultados, o artigo discute em detalhe as principais implicações teóricas e práticas. Sugestões de pesquisa futura são também apresentadas.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Machanisse, M. E., & Martins, D. (2014). Gestão de expatriados: um estudo exploratório em empresas portuguesas com operações em Moçambique. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (5). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i5.2186