A satisfação com os resultados da avaliação de desempenho, perceção de justiça e comprometimento organizacional: estudo de caso numa multinacional de tecnologias de informação

Autores

  • Carlos Emanuel Fernandes Reis Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS
  • Maria Odete Pereira Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1865

Resumo

Parece ser consensual na literatura que a avaliação de desempenho assumiu um papel central no âmbito das políticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) e, em particular, nas organizacionais multinacionais, caracterizadas tendencialmente, por adotarem práticas mais avançadas e formalizadas, integradas e alinhadas com a estratégia de negócio faz sentido que sejam colocadas questões mais profundas acerca da avaliação de desempenho, como é o caso da satisfação com os resultados obtidos e as reações subsequentes por parte dos trabalhadores, quer ao nível da perceção de justiça quer ao nível do comprometimento organizacional. Este estudo tem como objetivo central analisar essa articulação entre a satisfação dos trabalhadores com os resultados obtidos da sua avaliação de desempenho como elemento mediador na relação com a perceção de justiça e o comprometimento organizacional, em específico numa multinacional do setor das tecnologias de informação (TI). A satisfação com a avaliação de desempenho contribui para o reconhecimento, status e perspetivas futuras dentro da organização e vários estudos sobre justiça têm vindo a demonstrar, que os trabalhadores são sensíveis à justiça organizacional em diversas matérias e ocorrências e que de forma sistemática o comprometimento organizacional é afetado por esses julgamentos de justiça. A justiça organizacional pode ser compreendida em três vertentes clássicas, distributiva e procedimental, e uma emergente denominada interacional que pode ser ainda dividida em interpessoal e informacional. O comprometimento organizacional é normalmente estudado sob três bases, isto é, afetivo, normativo e Instrumental. Em termos metodológicos foi realizada uma pesquisa empírica a partir do inquérito por questionário em que a amostra foram apenas os trabalhadores que tinham sido alvo de avaliação de desempenho no momento do estudo. O estudo permitiu avaliar a sensibilidade e perceção dos trabalhadores aos resultados da avaliação de desempenho, podendo ser um contributo para futuros estudos e uma base de reflexão não só para os gestores de recursos humanos mas também para os avaliadores que tenham a seu cargo a responsabilidade de avaliação do desempenho de trabalhadores.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Reis, C. E. F., & Pereira, M. O. (2014). A satisfação com os resultados da avaliação de desempenho, perceção de justiça e comprometimento organizacional: estudo de caso numa multinacional de tecnologias de informação. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (3). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1865