Políticas de formação profissional contínua em Portugal: convergências e divergências entre os setores público e privado

Autores

  • António José de Almeida Escola Superior de Ciências Empresariais/IPS
  • Natália Alves Instituto de Educação/UL

DOI:

https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1820

Resumo

As políticas de formação profissional têm vindo a merecer uma atenção especial ao longo das últimas décadas não só devido aos novos desafios com que as organizações se têm vindo a deparar numa sociedade cada vez mais marcada pela importância do conhecimento mas também em virtude de uma cada vez maior consciência social e política relativamente ao direito à formação e às desigualdades que atravessam o acesso a essa mesma formação. Neste contexto, pretendemos com esta comunicação, a partir da análise de fontes estatísticas secundárias, proceder à discussão dos principais traços que estruturam as políticas organizacionais de formação profissional em Portugal nomeadamente no que respeita às principais convergências e divergências entre os setores público e privado. Os resultados obtidos parecem evidenciar a existência de políticas e práticas de formação distintas e algumas formas diferenciadas de estruturação das desigualdades no acesso à formação, mas que só uma análise mais detalhada poderá confirmar.

Publicado

2014-04:-04

Como Citar

Almeida, A. J. de, & Alves, N. (2014). Políticas de formação profissional contínua em Portugal: convergências e divergências entre os setores público e privado. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, (3). https://doi.org/10.26537/iirh.v0i3.1820