Selo Qualidade de Cursos
DOI:
https://doi.org/10.34630/pel.vi1.2493Resumo
Medir a qualidade de um ambiente de aprendizagem é fundamental para obter algumas garantias de sucesso. Numa altura em que as experiências em ambientes de Formação em blended-learning são reduzidas, e que, as que existem apresentam características muito diversas, entendemos ser importante a criação de um “selo de qualidade” para, de alguma forma, certificar a formação em blended-learning (b-Learning) oferecida com o suporte da Unidade de e‑Learning e Inovação pedagógica do Politécnico do Porto (EIPP).
Este trabalho resulta de vários anos de investigação e experiência dos elementos da Unidade, que conta já com mais de 15 anos, quer como formandos, quer como formadores nestes contextos de ensino e aprendizagem. Este trabalho resultou também de um percurso de investigação no qual são considerados e analisados vários modelos internacionais de avaliação da qualidade dos ambientes de aprendizagem, incluindo a norma Portuguesa NP4545 “Requisitos para avaliação da qualidade de unidades curriculares e cursos com forte componente em e-learning”. A informação, os conceitos e os procedimentos aqui apresentados oferecem apoio aos professores e formadores que pretendam validar os requisitos mínimos para garantir a qualidade dos cursos oferecidos em regime de blended-learning.