Tendências do Cinema Documental na era digital

Autores

  • Patrícia Nogueira UNIVERSITY OF TEXAS AT AUSTIN – PORTUGAL INTERNATIONAL PROGRAM / UNIVERSIDADE DO PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2467

Palavras-chave:

documentário interativo;, tecnologia;, fragmentação;, audiência participativa;

Resumo

Com a introdução das tecnologias digitais no quotidiano temos assistido a mudanças significativas no cinema documental. A interação acrescenta complexidade ao processo de produção, distribuição e receção da obra, o que levou à proposta de novos modos do documentário, considerando o tipo de interatividade presente em cada obra.
Apesar dos diferentes modos de interação no documentário interativo é possível identificar tendências transversais a vários trabalhos apresentados nos últimos anos. A fragmentação das obras levou à criação de narrativas multilineares, possibilitando à audiência assumir um papel ativo na seleção dos elementos fílmicos. Esta caraterística representa uma mudança de paradigma no papel da audiência que passa a apresentar-se como coautor das obras. Também a “gamificação” das narrativas e o recurso à realidade virtual para construir narrativas documentais são analisadas neste texto.

Downloads

Publicado

2018-01:-03

Como Citar

Nogueira, P. (2018). Tendências do Cinema Documental na era digital. Cadernos IRI: Imagens Do Real Imaginado, (1), 66–76. https://doi.org/10.34630/ciri.v0i1.2467